
Pavê ou Pacumê? Confira essa opção deliciosa de Pavê para a Ceia de Natal!
Pavê ou Pacumê? A receita de pavê de Natal que vai surpreender a todos na sua ceia 2025!
Ah, o Natal! Época de luzes, abraços apertados, risadas em família e, claro, uma mesa farta que nos convida a celebrar. E se tem algo que não pode faltar para coroar a ceia, é aquela sobremesa que faz todo mundo suspirar de prazer. Mas, com tantas delícias salgadas, quem não quer um doce que seja leve, refrescante e, ao mesmo tempo, irresistível? Prepare-se para a pergunta que ecoa em todas as casas brasileiras: "É pavê ou pacumê?"
Neste ano, para a nossa coleção "Receitas de Natal 2025: Ceia Completa Inesquecível", temos uma sugestão que vai resolver esse dilema com maestria. Esqueça a culpa e abrace o sabor com uma opção de pavê que é pura leveza e frescor, perfeita para finalizar sua noite de Natal sem pesar. Estamos falando do nosso aclamado Pavê de Pêssego e Morango Light, que já conquistou um impressionante 4.9 estrelas e promete ser a estrela da sua mesa. Venha descobrir como preparar essa maravilha!
Pavê de Pêssego e Morango Light: Leveza e Sabor para sua Ceia
Depois de um banquete natalino repleto de pratos saborosos, a última coisa que queremos é uma sobremesa pesada que nos deixe com a sensação de "excesso". É aí que entra o nosso Pavê de Pêssego e Morango Light! Ele é a combinação perfeita de cremosidade, doçura equilibrada e a acidez refrescante das frutas frescas, tudo isso em uma versão mais leve para você se deliciar sem culpa. A combinação do pêssego suculento com o morango vibrante cria uma sinfonia de sabores e cores que é um verdadeiro presente para os olhos e o paladar.
Ingredientes:
- 1 pacote de biscoito champanhe light (ou biscoito maisena light)
- 1 lata de pêssegos em calda light (reserve a calda)
- 2 caixas de morangos frescos, lavados e fatiados
- 1 lata de leite condensado light
- 1 lata de creme de leite light (com soro)
- 500 ml de leite desnatado
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Raspas de limão (opcional, para um toque cítrico)
Modo de Preparo:
- Prepare o Creme: Em uma panela, misture o leite condensado light, o leite desnatado e o amido de milho. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e obter um creme homogêneo. Retire do fogo, adicione a essência de baunilha e o creme de leite light. Misture bem e reserve. Deixe esfriar completamente.
- Prepare as Frutas: Escorra os pêssegos em calda light e pique-os em cubos pequenos. Reserve a calda para umedecer os biscoitos. Fatie os morangos.
- Montagem do Pavê: Em um refratário médio, comece umedecendo levemente os biscoitos champanhe na calda dos pêssegos (ou em um pouco de leite desnatado, se preferir menos doce) e forre o fundo do refratário.
- Despeje uma camada generosa do creme já frio sobre os biscoitos.
- Distribua uma camada de pêssegos picados e, em seguida, uma camada de morangos fatiados.
- Repita as camadas: biscoitos umedecidos, creme, pêssegos e morangos, até que os ingredientes acabem, finalizando com uma camada de creme.
- Decoração e Refrigeração: Decore a superfície com os morangos restantes e alguns pedaços de pêssego. Se desejar, adicione raspas de limão para um contraste de sabor. Cubra o refratário com plástico filme e leve à geladeira por, no mínimo, 4 horas (o ideal é de um dia para o outro) para que o pavê fique bem firme e os sabores se incorporem.
Dicas Essenciais para um Pavê Perfeito
- Refrigeração é a Chave: Para que seu pavê atinja a consistência ideal e os sabores se aprofundem, é fundamental que ele passe um bom tempo na geladeira. Prepare-o na véspera para garantir a perfeição!
- Frutas Frescas e da Estação: Embora a receita use pêssegos em calda light, a qualidade das frutas frescas faz toda a diferença. Escolha morangos maduros e firmes para um sabor e textura impecáveis. Você pode até adicionar outras frutas vermelhas para variar!
- Apresentação Natalina: Use um refratário bonito e transparente para que as camadas coloridas do seu pavê fiquem visíveis. Para um toque extra de festa, decore com folhas de hortelã fresca, algumas raspas de chocolate branco ou até umas cerejas.
Com essa receita de Pavê de Pêssego e Morango Light, sua ceia de Natal será inesquecível do começo ao fim. É a prova de que é possível ter uma sobremesa deliciosa, leve e cheia de sabor para celebrar momentos especiais. Então, prepare-se para os elogios e para a clássica pergunta: "É pavê ou pacumê?". A resposta será unânime: "É pacumê, e muito!". Feliz Natal e bom apetite!
