
Glúten Vegetariano
Um prato vegetariano saboroso e nutritivo, feito com glúten caseiro e um molho de tomate aromático. Perfeito para um almoço leve e cheio de sabor. Pode ser servido com arroz branco ou feijão. Uma receita simples e deliciosa!
Tempo:30 minutos
Serve:Serve 6 pessoas
Ingredientes
- Farinha de trigo - 1 kg
- Água fria - 3 xícaras (para a massa)
- Água de legumes - 4 xícaras
- Óleo vegetal - 3 colheres de sopa
- Cebola - 2 xícaras (picada)
- Tomates - 1/2 xícara (picados)
- Alho - 2 dentes (amassados)
- Molho shoyu - 1/2 xícara
- Salsa - a gosto (picada)
- Folha de louro - 1 unidade
Modo de Preparo
- 1Misture 1 kg de farinha de trigo com 3 xícaras de água fria até formar uma massa firme, amassando por, no mínimo, 10 minutos.
- 2Cubra a massa com água fria em uma tigela grande e deixe de molho por pelo menos 1 hora, de preferência, de um dia para o outro.
- 3Lave a massa em água corrente, amassando-a com as mãos até a água sair quase limpa, removendo o excesso de amido. Mantenha a massa sempre unida para evitar que esfarele.
- 4Escorra bem a massa e, sobre uma superfície limpa, molde-a em forma de rolo. Corte em fatias de aproximadamente 1 centímetro de espessura.
- 5Em uma panela, refogue a cebola e o alho no óleo até dourar.
- 6Adicione os tomates picados, a folha de louro e a salsa. Cozinhe por 5 minutos.
- 7Junte o molho shoyu e misture bem.
- 8Adicione as fatias de glúten ao molho e cozinhe por 1 hora em panela comum, ou 20 minutos em panela de pressão.
- 9Após o cozimento, mantenha as fatias de glúten no molho até o momento de servir. Alternativamente, cozinhe as fatias de glúten em feijão cozido e temperado com bastante caldo, em panela de pressão por 15 a 20 minutos.
i
Informações Nutricionais
Calorias
450kcal (1880kJ)
22%
Carboidratos
75g
25%
Proteínas
20g
20%
Gorduras
10g
14%
Fibras
5g
20%
Sódio
1200mg
50%
Açúcares
5g
5%
Observação:
Os valores apresentados são estimativas e podem variar dependendo da marca dos ingredientes utilizados e do método de preparo. Para valores mais precisos, é necessário analisar a composição nutricional de cada ingrediente individualmente e realizar um cálculo mais detalhado. Esta análise nutricional não leva em consideração o arroz ou feijão que podem ser servidos como acompanhamento.