Picanha ao Molho de Vinho Tinto
Uma picanha suculenta e saborosa, assada no forno e coberta por um irresistível molho de vinho tinto, cebola e cogumelos. Uma receita clássica com um toque de sofisticação para impressionar seus convidados.
Ingredientes
Modo de Preparo
- 1
Tempere a picanha generosamente com sal, massageando bem a peça. A quantidade de sal dependerá do seu gosto pessoal.
- 2
Polvilhe a farinha de trigo por toda a picanha, garantindo que toda a superfície esteja coberta. Isso ajudará a selar a carne durante o assamento.
- 3
Coloque a picanha em uma assadeira limpa, sem papel alumínio. A parte mais larga da picanha deve ficar virada para o fundo do forno, com a gordura para cima.
- 4
Leve ao forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 1 hora.
- 5
Após 1 hora, verifique o ponto da picanha: fure a parte mais larga com uma faca. Se sair líquido transparente, está pronta. Se sair sangue, deixe assar por mais alguns minutos.
- 6
Retire a picanha do forno, fatie e reserve.
- 7
Coloque a assadeira (com os sucos da carne) em cima do fogão em fogo médio. Se houver excesso de gordura, retire um pouco.
- 8
Doure a cebola picada na assadeira. Adicione a farinha de trigo e misture bem.
- 9
Despeje o vinho tinto (ou água) na assadeira, mexendo rapidamente. Não descarte a borra formada, pois ela dará um sabor especial ao molho.
- 10
Retire do fogo e bata o molho no liquidificador ou com um mixer até obter uma consistência homogênea.
- 11
Retorne o molho à panela e deixe ferver por alguns minutos.
- 12
Tempere com sal a gosto, adicione os champignons e o cheiro-verde.
- 13
Despeje o molho sobre a picanha fatiada e leve ao forno por mais 5 minutos, apenas para aquecer o molho e unir os sabores.
- 14
Sirva imediatamente.
