Leitoa Crocante com Pururuca: Receita Tradicional
Uma leitoa assada com pele crocante e irresistível pururuca. Receita clássica, perfeita para ocasiões especiais. Sabor inigualável e textura perfeita.
Ingredientes
Modo de Preparo
- 1
Lave o leitão cuidadosamente por dentro e por fora.
- 2
Em uma vasilha, misture a água, a cachaça e 3/4 de xícara de suco de limão. Regue o interior do leitão com essa mistura.
- 3
Em seguida, misture o álcool de cereais com os 70 ml restantes de suco de limão e passe por toda a superfície externa do leitão.
- 4
Prepare uma vinha d'alho: misture o vinagre, o alho, a cebola, o cheiro-verde picado, o pimentão vermelho picado, as folhas de louro, a pimenta-do-reino branca e a noz-moscada a gosto.
- 5
Coloque o leitão em uma vasilha grande e despeje a vinha d'alho sobre ele, certificando-se de que ele fique bem coberto. Deixe marinar na geladeira por 24 horas.
- 6
Após 24 horas, retire o leitão da marinada. Coe a vinha d'alho e reserve o líquido.
- 7
Misture o sal com o alho restante, socando bem para formar uma pasta. Tempere o leitão por dentro e por fora com essa mistura.
- 8
Pré-aqueça o forno a 180°C (forno brando). Asse o leitão com as patas para baixo, em uma assadeira grande, regando periodicamente com a vinha d'alho reservada.
- 9
Quando a pele começar a dourar, cubra as extremidades com papel alumínio para evitar que queimem.
- 10
Para a pururuca: quando a pele estiver bem dourada e crocante, retire o leitão do forno. Aumente a temperatura do forno para 200°C.
- 11
Em uma panela grande, aqueça o óleo de soja até ficar bem quente. Com um pincel, passe o óleo quente sobre a pele do leitão ainda no forno, para que fique bem crocante. Caso a pele não esteja crocante o suficiente, retire o leitão do forno e mergulhe cada pedaço na panela com o óleo fervendo, com a pele virada para baixo, até ficar crocante.
- 12
Corte o leitão em pedaços e sirva.
