Carneiro Assado na Terra
Um clássico da culinária brasileira, o Carneiro Assado na Terra é um prato saboroso e suculento, preparado lentamente no calor da terra, resultando em uma carne macia e desmanchando na boca. A combinação de carneiro com legumes e o toque da farinha de mandioca torrada criam uma experiência gastronômica inesquecível.
Ingredientes
Modo de Preparo
- 1
Tempere a carne de carneiro com a hortelã, o óleo, o alho, o sal e a pimenta. Misture bem e deixe marinando por pelo menos 12 horas, mexendo de vez em quando.
- 2
Cave um buraco no chão com diâmetro 20 cm maior que o da panela que será utilizada e aproximadamente 1,2 m de profundidade.
- 3
Quatro horas antes de servir, coloque lenha no buraco e ateie fogo. Deixe queimar até virar brasa.
- 4
Em uma panela de ferro, monte o carneiro, intercalando pedaços de carne com os outros ingredientes (cebola, mandioca, abóbora, mandioquinha e chuchu, se usar). Coloque as maçãs verdes por cima.
- 5
Cubra a boca da panela com papel alumínio e tampe-a, prendendo a tampa com arame.
- 6
Quando a lenha virar brasa, espalhe-a bem no fundo do buraco. Desça a panela cuidadosamente para o buraco usando ganchos resistentes.
- 7
Cubra a boca do buraco com uma tampa metálica ou tábuas, depois com folhas de bananeira ou jornal e, por fim, com terra.
- 8
Após 3 horas, retire cuidadosamente a cobertura de terra e folhas, sem deixar a terra cair na panela. Remova a panela do buraco.
- 9
Prepare um pirão com a farinha de mandioca torrada, parte dos legumes cozidos e o caldo da panela.
- 10
Sirva o carneiro assado com o pirão, arroz branco e uma salada verde.




